Na hora de contratar um contador a empresa tem duas opções: um contador interno ou um terceirizado. O contador interno é um funcionário da própria empresa, responsável por toda sua parte contábil. Já o terceirizado é um profissional ou empresa que prestarão serviços contábeis mensalmente à empresa.
Como já falamos, a contratação de um contador de incompetente pode trazer bem mais problemas do que ajudar. Por isso este passo é muito importante para filtrar os bons contadores dos ruins. Uma boa pesquisa começar através da visita aos sites de empresas contabilidade, para saber mais sobre eles e suas especialidades. Algumas perguntas devem ser feitas durante este passo para orientar a pesquisa:
O empresário deve ter plena noção do tipo de serviço que a empresa necessita, o que ela consegue fazer por conta própria e o que ela precisa de ajuda externa. Os principais tipos de serviços contábeis são: ajuda para abrir empresa; folha de pagamento; auditoria e/ou consultoria; serviços fiscais/tributários e contabilidade.
É importante ressaltar que se o empresário tem alguma dúvida a respeito dos serviços que necessita, não é aconselhável decidir por conta própria. O ideal é conversar com o contador ou escritório selecionados na etapa anterior para tirar quaisquer dúvidas que existam.
Para iniciar a prestação de serviços entre o escritório de contabilidade e o cliente é necessário firmar contrato. Ele deve abranger as obrigações entre as partes, o que cabe ao contador e à empresa. Outro ponto que deve ser abordado pelo contrato são os valores a serem pagos referentes à quebra de contrato e aos serviços prestados.